Feijão 5 estrelas

Muito mais do que cumprir o papel de par ideal do arroz, o popular ingrediente tem tudo para brilhar na alta gastronomia.

Indispensável na mesa do brasileiro, o feijão praticamente só é encontrado nos cardápios dos restaurantes na forma de tropeiro, tutu ou feijoada – santo de casa não faz milagre mesmo! Muito mais do que o par ideal do arroz nosso de cada dia, sua versatilidade possibilita que ele faça também dobradinha com carnes variadas, frutos do mar, verduras e legumes, inclusive em pratos da alta gastronomia.

Ele é um ingrediente que deve fazer parte da nossa alimentação diária, independentemente do clima ou do horário”, diz a nutricionista Isabel Albuquerque, desmistificando a ideia de que o feijão, componente principal de pratos como a nossa feijoada e o cassoulet francês, engorda: “Seu real peso é na importância que tem para a manutenção do bem-estar e da saúde de todos”, afirma.

O feijão é uma leguminosa rica em fibras que regulam a função intestinal e reduzem a absorção do colesterol e da glicose – previne o diabetes e aqueles temidos problemas de colesterol e triglicérides elevados”, diz a nutricionista. “Suas substâncias antioxidantes reduzem o desenvolvimento de doenças degenerativas e de alguns tipos de câncer. Além disso, é rico em potássio, ferro, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, nutrientes responsáveis pela prevenção de anemias, reforço do sistema imunológico, regulação da pressão arterial e construção e reparação da musculatura.”

Por Sílvia Helena Laporte

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons