Rio Gastronomia lança o Selo Verde


RIO – Um mapeamento inédito realizado no Rio concedeu a 35 restaurantes da cidade o chamado Selo Verde. O título foi atribuído aos estabelecimentos participantes do Rio Gastronomia que provaram ter comprometimento com a sustentabilidade e ações socioambientais. Apesar de não ser uma certificação formal, o Selo Verde, criado pelo Globo e com critérios definidos e aplicados pelo Instituto Maniva e o SindiRio, busca despertar o debate sobre o tema.

A concessão do título, que originou o chamado “menu verde”, foi baseada em vários critérios na avaliação dos 440 restaurantes que fazem parte do roteiro gastronômico. Era preciso comprovar o uso de ao menos um produto orgânico na montagem de determinado prato, a utilização total de alguns alimentos – prática para evitar desperdício -, a compra de ao menos um ingrediente com produtores locais e o hábito de reciclagem e economia de energia.

— É um levantamento pioneiro que busca incentivar as práticas já existentes e levar propostas de ações para os empresários do setor. O Rio Gastronomia vai levantar a lebre para que as pessoas pensem na importância dessas iniciativas — afirma a presidente do Maniva e ecochef Teresa Corção.

A chef reforça que muito ainda tem que ser feito para que os setores de gastronomia e hotelaria da cidade se voltem para a aplicação concreta e bem mais ampla de cardápios e práticas sustentáveis.

Confira a relação de todos os estabelecimentos que receberam o Selo Verde:

Açaí Tropical; Arab Restaurante; Artigiano; Atlantis; Bar do Beto; BioCarioca; Brasserie Rosario; Coccinelle Bistrô; DRI – Ipanema; DRI – Parque Lage; El Born – Tapas e Sangrias de Autor; Entretapas; Escola do Pão; Espírito Santa; Fontes de Produtos Naturais; Giuseppe; In House Café-Bistrô; Kaiten; Kotobuki; Kotobuki; La Cigale; Laguiole; Miam Miam; O Navegador; Petisco da Vila; Refeitório Orgânico; Ricca Alegria; Riomix; Sá; Sobrenatural; Universo Orgânico; Vegetariano Social Clube; Venga; Via Sete e Zazá Bistrô.

Fonte:o Globo

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons