Segredos para uma boa massa

Tortiglioni, Ravioli, Spaghetti, Canelloni: Não é necessário muito esforço para associar estes pratos deliciosos com a cultura Italiana. As massas (frescas ou secas) são parte fundamental da culinária-base stupenda, da tal “bota geográfica”, localizada no centro-sul da Europa. Palpites, estudos e tratados atribuem a origem das pastas antes mesmo de 220 d.C. Provenientes principalmente das culturas Chinesa e Árabe, estima-se que (talvez) as massas tenham caído nas graças do paladar italiano somente por volta de 1271 e 1295, e desde então, seguem aperfeiçoadas com molhos, carnes, queijos, especiarias e ervas diversas. Compradas em vitrinas e gôndolas de supermercado, ou feitas em casa com o capricho das receitas caseiras de vó, as massas reúnem em algumas modalidades de preparo, pelo menos um dos ingredientes mais consumidos no mundo de acordo com os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação: a farinha de trigo.

Há quem acredite que o Brasil seja o décimo país no ranking do consumo mundial de macarrão. A consideração vem da influência enfática da imigração italiana.

Dicas

Se depois de comprar esta delícia, que já vem pré-pronta, você não souber como prepará-la da maneira mais prática e assertiva, separamos algumas dicas que certamente poderão ajudar. Confira!

Para congelar

Massas cruas

Se for congelar, as massas frescas são melhores para o processo, a dica é congelá-las individualmente, ou seja, sem permitir que a massa fique “embolada” no recipiente. Se a massa não tiver recheio, principalmente a base de embutidos como bacon e calabresa, podem durar até seis meses no congelador, sem oscilações de temperatura.

Massa Cozida

Antes de congelar cozinhe a massa até o ponto ‘el dente’, depois, escorra e resfrie-a em água corrente para cessar o cozimento. Vede bem a embalagem e congele o molho a parte para o sabor ficar melhor.

Qual o tempo certo para o cozimento da massa fresca?
Estas massas cozinham super rápido, por isso, 2 ou 3 minutinhos por 500g de massa é o suficiente para deixá-la no ponto, porém, importante ressaltar que o tempo de cozimento conta com a massa já em água fervente.

Molho que não adere?

Sabe quando você faz aquela macarronada, mas o molho parece não aderir muito bem à massa, pois então, o problema pode estar na quantidade de óleo ou azeite que você adicionou à água de cozimento. Este óleo deixa a pasta ‘escorregadia’ e não permite que o molho se torne aderente. A dica do chef é: na água utilizada para o cozimento coloque apenas umas pitadinas de sal durante a fervura para dar mais sabor à massa; o óleo está dispensado desta etapa.

Molhos Brancos à base de leite e queijos
Para não talhar escolha sempre creme de leite fresco, após o cozimento, bata tudo no liquidificador para deixá-lo homogêneo.

Acidez

Nada de colocar açúcar no molho de tomate para tirar a acidez! Se for fazer molho fresco, utilize tomates tipo italianos (aqueles mais compridinhos) sem casca e sem sementes. Se mesmo assim o molho lhe parecer ácido tente acrescentar um colher de sopa de leite ou 100g de cenoura ralada no refogado do molho. Mas atenção, a cenoura deve ser processada ou ralada bem fina.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons