Marmita saudável

Levar marmita para o trabalho é uma atitude cada vez mais comum entre as pessoas que querem economizar um dinheirinho e também comer de forma saudável. A segurança de saber a procedência da comida é outra razão que faz com que as pessoas adotem este hábito, mas alguns cuidados básicos no transporte e armazenamento devem ser tomados para garantir que a refeição fique longe da contaminação.

“Se o trajeto até o trabalho for longo, o ideal é acondicionar o recipiente em uma bolsa térmica. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Saquinhos de gelo podem ajudar” explica Lara Natacci, nutricionista do Programa Meu Prato Saudável.3117456-marmita

Dicas para montar a marmita

Antes de montar a marmita, a especialista recomenda que os alimentos sejam colocados em um prato para que você tenha noção da quantidade real de cada item. Metade do prato deve ser preenchida com verduras e legumes e a outra parte deve ser dividida igualmente entre carboidratos e proteínas de origem animal (carnes) ou vegetal (feijão e lentilha). Uma fruta como sobremesa também é bem-vinda.

Os alimentos quentes devem ficar separados dos frios, por isso, prefira os recipientes que contêm divisórias ou leve a salada à parte. Além disso, a nutricionista sugere alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, sejam evitados, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o resto da comida. Outra dica é temperar a salada apenas na hora de comer.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons