Dicas para preparar frutos do mar

Um peixe inteiro fica mais saboroso se você remover as guelras antes de cozinhá-lo. É mais fácil descamar um peixe se ele estiver molhado. O corte e a limpeza de frutos do mar são fundamentais para um prato bem-feito. Confira aqui as dicas.

Como cortar filés de peixe

1 – Antes de começar a cortar um peixe (como vermelho ou pargo), retire as nadadeiras peitorais. Então faça um corte fundo de um dos lados do peixe logo abaixo da cabeça.

2 – Com cuidado, deslize a faca ao longo da espinha em direção à cauda. Vire o peixe e repita do outro lado. Com uma pinça, remova qualquer espinha que tenha restado.

peixe

Como descascar, limpar e cozinhar camarões

1 – Segure o camarão com uma das mãos e com a outra torça até soltar a cabeça. Tire a casca do corpo e das pernas; a casca ao redor da cauda pode ser retirada ou não, dependendo das especificações da receita.

2 – Se não conseguir segurar a veia na ponta da cauda (o trato intestinal) com os dedos, use uma faca pequena para descascar a fim de cortar bem ao lado da veia para ajudar a retirá-la.

3 – Para cozinhar camarões, coloque-os em uma panela grande com água fervente com 2 colheres (chá) de sal para cada quilo de camarão. Ferva até subirem para a superfície, e então mergulhe–os em água corrente fria. Se não for comê-los logo, escorra-os novamente, misture-os com gelo picado e coloque no freezer.

camarao-rosa

Como limpar mexilhões

1 – Encha a pia ou uma tigela grande com água fria. Coloque os mexilhões e procure exemplares que estejam com a concha danificada ou estejam abertos e cujas conchas não fechem ao toque.

2 – Com uma faca pequena, raspe as cracas das conchas e arranque as “barbinhas”. Esfregue as conchas sob água corrente fria até limpá-las.

painel-mexilhao

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons