Como comer menos sal e açúcar

1 Decifre o código do açúcar

Os fabricantes produzem seus alimentos de forma tentadoramente doce. Dessa maneira, o açúcar acaba escondido em produtos como xaropes para tosse, enlatados e, até mesmo, carnes e alguns medicamentos controlados. A palavra açúcar pode não aparecer na lista de componentes, mas você pode estar certo de que essa substância está presente se vir os seguintes nomes: amido hidrogenado, dextrina, dextrose, frutose, galactose, glicose, lactose, maltose, manitol, maple syrup (xarope de bordo), mel, melado de cana, polióis, sacarose, sorbitol, sorgo, suco de frutas concentrado, xarope de milho e xilitol.

2 Escolha as frutas

Da próxima vez que se vir louco para abocanhar um chocolate, pegue um pêssego suculento e veja se ele satisfaz a sua necessidade. Tenha sempre uma porção de damasco desidratado na bolsa, mesa de trabalho ou porta-luvas, de maneira que, se lhe surgir uma súbita vontade de comer doce, sempre terá algo de saudável ao alcance da mão.

3 Escolha as versões “sem adição de açúcar/sal”

Se você não encontrar esse tipo de informação, lavar bem o alimento ajudará a retirar um pouco do sal, principal responsável por nossa alimentação ser tão saturada de sódio. Mas não o único. Identifique glutamato monossódico, fermento em pó e bicarbonato de sódio nos rótulos dos alimentos. Todos são formas de sódio.

4 Acabe pouco a pouco com o vício do sal

São necessárias cerca de quatro semanas para suas papilas gustativas se ajustarem e começarem a reconhecer os sabores sutis alterados pelo sal.

5 Faça você mesmo

Refeições prontas e sopas enlatadas costumam conter muito sal e açúcar. Ao preparar suas refeições, você cortará radicalmente a ingestão desses ingredientes. E use ervas aromáticas, especiarias, um pingo de suco de limão, mostarda e raiz-forte ralada, em vez de sal, para intensificar o sabor.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons