Geleia caseira de morango

​As geleias são produtos muito consumidos nos cafés da manhã e da tarde, principalmente nos pães e torradas. A iguaria também é usada como calda para sorvete ou para complementar iogurtes naturais, além de ficar ótima como recheios de bolos e panquecas.

Para garantir sabor ainda melhor para a geléia, o ideal é produzi-la em casa, com ingredientes naturais e sem conservante. Se colocada em um recipiente bonito, ela pode ser uma ótima opção de presente ou até uma forma de garantir um dinheiro extra.

Depois de provar a receita você nunca mais vai querer comprar produtos industrializados. Veja como fazer:

Ingredientes:

3-Caixas de morangos
1-Xícara de açúcar branco ou açúcar mascavo ou ainda adoçante dietético, neste caso, use 1/2 xícara.
Raspas de 1/2 limão tahiti

Modo de preparo:

Comece ralando a casca de 1/2 limão tahiti. Cuidado para não retirar a parte branca, que é amarga. Reserve .Em seguida retire o cabinho verde dos morangos, despreze-os. Depois higienize-os bem, lavando-os sob água corrente. Escorra. Coloque a fruta lavada e escorrida em uma panela média. Fogo médio, até ferver, depois abaixe. Para o morango, não é necessário acrescentar água, a fruta libera suco natural suficiente para o preparo da calda ou geleia, formando sozinha um ‘xarope’ espetacular. Junte 1 xícara de açúcar, raspas de 1/2 limão tahiti e misture. Deixe em fogo baixo 15- 25 minutos dependendo da consistência desejada, calda ou geleia.

A geleia deve ser preparada sempre em fogo médio ou baixo, nunca alto. É importante que o cozimento seja lento, a fim de que a fruta libere a pectina, substância natural que confere textura encorpada e gelatinosa da geleia.

DICAS

Uma boa dica para que as geleias durem dois meses na geladeira e até seis meses no freezer é esterilizar o recipiente.

Ferva o vidro e a tampa – se não for de plástico – em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro. Na hora de retirar o vidro, melhor usar uma pinça, esterilizada. E deixe-o secar naturalmente, vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, assim o ar não contamina o interior.

Se for de plástico, lave bem e apenas escalde, não ferva em água para evitar que se deforme ou libere toxina.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons