Grão de bico crocante

Grão de bico crocante

Ingredientes:

1 xícara de grão-de-bico cru
½ xícara de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de especiarias ou ervas frescas picadas pequeninas (Você pode variar com o que preferir. Por exemplo: pimenta do reino, curry, masala, cominho, páprica, alecrim, tomilho…)

Modo de fazer:

Coloque o grão-de-bico de molho na água. Coloque água suficiente para cobrir os grãos +3 dedos. Deixe por pelo menos 6 horas. Neste período, escorra e troque a água pelo menos 2 vezes. No fim do período, escorra a água. Coloque o grão-de-bico escorrido em uma panela de pressão, e adicione 3 xícaras de água. Feche a panela e leve ao fogo alto. Atenção: não adicione sal nem temperos nesta etapa. Quando a panela de pressão começar a fazer barulho, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20-25 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar. Abra a panela. Despeje tudo (grão-de-bico + água) em um pote com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte. Coloque os grão-de-bicos em uma assadeira, de modo que eles fiquem bem espalhados.
Regue-os com o azeite (não economize no azeite, ele que vai ajudar a dar crocância) e salpique o sal, mexendo tudo com as mãos ou uma espátula e garantindo que eles fiquem temperados uniformemente.

No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido.Depois de escorrer toda a água, coloque os grão em uma peneira com um pano bem sequinho por baixo. Isso garante que toda a água vá embora. Quanto mais sequinho estiver seu grão-de-bico, mais gostoso e crocante vai ficar o petisco. Asse os grão em forno pré-aquecido a 180° C por 20 a 30 minutos, ou até dourar. Não se esqueça de dar uma sacudida na assadeira a cada 10 minutos, garantindo que fiquem uniformemente dourados. Retire do forno e espere esfriar. Prontinho!

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons