Como fazer iogurte! Muito + saudável!

Muitas pessoas nem imaginam que podem fazer iogurte em casa. E podem, além demais econômico, fazer iogurte em casa é muito mais saudável porque não possui conservantes e corantes.

Ingredientes:

170 g de iogurte natural ou 400 mg de fermento lácteo
1 litro de leite integral

Modo de Preparo:

Usando leite longa vida

Aqueça um pouco o forno, coloque em 180 graus e deixe aquecer por uns 15 minutos. Depois desligue e mantenha assim, é apenas para criar um ambiente quentinho para manter o iogurte. Você também pode usar um isopor para guardar o seu iogurte, mantendo a temperatura mais elevada. Numa tigela grande preferencialmente com tampa, misture 500 ml de leite fervido (quente) com 500 ml de leite gelado. Ou, misture 400 ml de leite fervido (quente) com 600ml de leite em temperatura ambiente.

Adicione o iogurte natural ou o fermento lácteo e misture bem. Se usar o fermento precisa dissolver bem .Tampe a mistura e enrole uma toalha ou pano de cozinha ao redor da tigela.Coloque a tigela enrolada no pano dentro do forno desligado e mantenha assim por umas 6 horas, para que ele adquira consistência. Misture bem e coloque dentro de potinhos e mantenha no refrigerador.

Usando leite pasteurizado:

Ferva 1 litro de leite e deixe esfriar até que ele atinja 45 graus. O ideal é ter um termômetro culinário, mas se você não tiver, um truque para saber a temperatura, é quando você coloca a ponta do dedo e consegue deixá-la no leite por uns 10 segundos sem se queimar.Depois, siga as mesmas orientações para o preparo com o leite longa vida, descritas acima.

Dica: você pode colocar caldas com frutas, ou adicionar granola, mel, aveia, enfim, consuma o iogurte como preferir.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons