Bacalhau com purês gratinado

Bacalhau com purês gratinado

Ingredientes

1) Bacalhau e purês:

1,5 kg de bacalhau cozido, sem pele, sem espinhas e dessalgado
600 g de batata doce
600 g de batata inglesa
600 g de batata baroa
1 vidro de leite de coco
2 e 1/2 caixinhas de creme de leite
100 ml de de leite integral
sal e pimenta-do-reino a gosto

2) Pimentão:

3 pimentões sem pele
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
sal a gosto

3) Cobertura:

1/2 xícara de queijo ralado
1/2 xícara de farinha de rosca

Preparação

Passo 1

Leve o pimentão ao forno quente para assar. Aos poucos o pimentão começa a soltar a pele, tire do fogo e descasque os pimentões. Corte em tirinhas, tempere com o alho, o azeite e deixe na geladeira para pegar gosto por pelo menos 1 hora. É mais ou menos o tempo que leva para você preparar o bacalhau e os purês. Por isto, faça primeiro esta fase. Reserve.

Passo 2

O bacalhau já deverá ter sido dessalgado, de um dia para o outro, trocando a água a cada 6 ou 8 horas. Desfie-o grosseiramente e tire as peles e as espinhas. Refogue, rapidamente por 5 minutinhos, com 3 colheres de azeite, pimenta do reino a gosto.

Passo 3

Cozinhe em água e sal, separadamente, os três tipos de batatas. Passe-as no espremedor, também separadamente. Nas batatas doce e inglesa, acrescente meio vidro de leite de coco e 1 caixinha de creme de leite em cada, batendo bem com um batedor manual (fouet). Na batata, acrescente 1/2 caixinha de creme de leite e 1/2 copo de leite integral, bata bem com um batedor manual.

Passo 4

Verifique o sal. Não precisa levar ao fogo novamente, desde que o acréscimo dos líquidos sejam feitos enquanto as batatas estejam quentes. Vão ficar 3 purês de cores diferentes e lindas (olha na foto que bonitinho). Reserve.

Passo 5

Junte o queijo com a farinha de rosca. Reserve.

Passo 6

Unte uma forma que vá para o forno, com azeite e farinha de rosca. Coloque uma camada de batata inglesa, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão jogado por cima. Coloque uma camada de batata doce, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão. Reserve algumas tirinhas de pimentão para enfeitar. Coloque uma camada de batata baroa e 1/3 do bacalhau.

Passo 7

Acrescente a cobertura e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Enfeite com as tirinhas do pimentão.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons