Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:

 

300g de bacalhau em lascas
1 litro de leite
500g de batatas
1 punhado de azeitonas pretas sem caroço
1 punhado de salsinha, bem picada
1 cebola, picada
1 colher sopa de manteiga
Muito azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Deixe o bacalhau de molho na água de um dia para o outro, trocando a água 3 vezes. É o famoso demolhar o bacalhau. Quando for preparar o prato, cozinhe as lascas de bacalhau no leite durante 15 minutos, sem deixar ferver. Escorra, desfie o bacalhau ainda quente e reserve.

Cozinhe as batatas em água com muito sal. Descasque-as ainda quentes, e corte-as em rodelas de +- 0,5cm de espessura.

Numa panela que vá ao fogo e ao forno, aqueça um pouco de azeite e a manteiga. Frite a cebola picada em meias rodelas por 2 minutos. Acrescente as batatas, mexendo bem, deixe corar um pouco, e a seguir junte as azeitonas pretas sem caroço e o bacalhau. Frite por mais 2 minutos, só para dar um sabor, ajuste o sal, regue tudo com bastante (mas é bastante mesmo) azeite, misture com cuidado para que o azeite embale os ingredientes, e leve ao forno por uns 20 minutos.

Quando as batatas ficarem coradas, está na hora de tirar do forno. Regue com mais azeite, e finalize com salsinha picada. Depois, coloque um pouco mais de azeite e sirva. Com o vidro de azeite na mesa, claro.

Saiba mais sobre o Bacalhau à Gomes de Sá
Essa é uma das receitas de bacalhau mais tradicionais que se tem notícia. O mito tem nome: José Luís Gomes de Sá Júnior, um negociante de bacalhau na cidade do Porto, Portugal. O bigodudo vendeu a receita a um amigo, que possuía um restaurante no centro da cidade, e assim foi conhecido. O grande diferencial da receita é amaciar as lascas de bacalhau no leite, além da simplicidade dos ingredientes.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons