Como escolher um bom Azeite de Oliva?

O azeite de oliva é um ingrediente que costuma ser associado a diversos benefícios para a nossa saúde. Fonte de gorduras saudáveis, ele também possui antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e pode contribuir com a saúde do coração.

O ingrediente também já foi associado à diminuição dos riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2, além de ser dotado de propriedades antibacterianas. Mas como escolher um bom azeite de oliva?

Entretanto, para aproveitar as vantagens e os benefícios atribuídos ao ingrediente, precisamos saber selecionar e comprar um produto de qualidade, não é mesmo? No entanto, como escolher um bom azeite de oliva?

1. Não ser enganado pelo marketing

2. Verificar de onde vem o azeite em questão

3. Checar a data de colheita

4. Procurar selos de aprovação na embalagem

5. Evitar os produtos com níveis altos de ácidos graxos livres

6. Verificar o teor de polifenóis do azeite

7. O aspecto da embalagem

8. Cheirar e experimentar

9. Ir em lojas especializadas

10. Fique de olho no local de conservação

Os azeites de oliva extra virgem suaves e médios são melhores para molhos de salada e ingredientes como a muçarela, enquanto a versão robusta do produto combina mais com vegetais com mais sabor como o tomate.

Já se o uso do azeite for para cozinhar, aconselha-se a comprar marcas mais baratas, tendo em vista que o produto perde muito de seu sabor quando passa pelo processo de cozimento. Mas, ainda assim, recomenda-se usar a versão extra virgem, argumentando que ela tolera melhor o fogo.

Outro ponto levantado que pode determinar como escolher um bom azeite de oliva é o fato do produto ser filtrado ou não filtrado. Nem sempre o azeite filtrado é de maior qualidade e o que deve definir a escolha a partir desse aspecto é a rapidez com a qual o consumidor deseja usar o produto.

Os azeites não filtrados podem ter, em alguns casos, um sabor mais forte, porém, eles devem ser usados depressa, já que estragam bem mais rápido do que os produtos filtrados.

Assim, para quem precisa de um azeite de oliva que dure mais, a dica é dar preferência à versões filtradas do produto.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons