Coluna do Senac: Alimentos Funcionais

A Mestre em Ciências Ambientais, Flávia La Villa, traz na Coluna do Senac, no site Gastronomia & Negócios excelente artigo sobre alimentos funcionais. Vale a pena conferir!

 

Muito ouvimos falar sobre alimentos funcionais, mas o quê são realmente? Eis a dúvida de muita gente. Oficialmente o termo nasceu no Japão nos anos 80. Lá eram conhecidos como alimentos de uso específico para a saúde. Hoje eles são qualificados por órgãos competentes do país, que conferem um selo de aprovação do produto pelo Ministério da Saúde e do Bem-estar. Já o termo “funcional” implica no fato do alimento conter algum nutriente bom para a saúde.

 

Dos nutrientes que conhecemos, aqueles que hoje têm alegação de saúde, e valem para os alimentos funcionais, temos:

 

• Os antioxidantes, que retardam o envelhecimento e previnem doenças do coração. Alimentos permitidos: cúrcuma, azeite de oliva extravirgem, frutas vermelhas, oleaginosas, (como avelãs, nozes, amêndoas, castanhas), chás, (branco e verde), açaí, chia, chocolate (cacau) e alguns alimentos cítricos.

 

• Os carotenóides reduzem o risco de câncer e de doenças coronárias. Esses alimentos são os de amarelo-alaranjados, como as frutas e os legumes, cenoura e ponkan.

 

• Os flavonóides são pigmentos encontrados em vegetais. Eles conferem cor às ameixas, e frutas vermelhas. Exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória, protegem os neurônios. São importantes fontes de antioxidantes. São classificados como flavonóis (frutas verdes, cebola, alho, brócolis e maçã) flavanonas (frutas cítricas), flavonas (aipo e salsa), catequinas (chocolate, vinho tinto, pêssego, damasco, maçã, cerejas e uvas vermelhas), antocianinas (cereja, groselha, mirtilo e amora. Isoflavonas (alimentos a base de soja).

 

• Fibras alimentares previnem a obstipação intestinal, e problemas do intestino. Contém betaglucanas encontrados na aveia, sob qualquer tipo de venda comercial.

 

• Ácido-graxos, de preferência os monoinsaturados encontrados em nozes, avelãs, salmão e alguns tipos de queijos.

 

O consumo de grãos é o maior filão de alimentos funcionais consumidos no mundo, quando se fala em alimentos funcionais, a lembrança da população é do consumo de nozes, avelãs e castanha do Brasil, por exemplo. O apelo para o consumo de margarinas com ácidos-graxos benéficos para o coração também é forte e aparece em pesquisas nas Américas do Norte, Latina, e do Sul. Já os iogurtes probióticos e as bebidas fermentadas, também fazem parte do grupo de alimentos funcionais, mas não têm um poder de compra tão grande quanto os grãos.

 

Seria interessante lembrar que todos esses alimentos são fáceis de encontrar no mercado, e transporte acessível para o trabalho. Podemos incluí-los também no café da manhã, nos lanches durante o dia, ou mesmo no jantar.

 

Nada que uma boa caminhada não possa contribuir para uma qualidade de vida diferenciada com uma alimentação saudável.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons