Dicas de como fazer uma massa de bolo perfeita

Todos nós sonhamos com aquele dia em que a nossa massa de bolo vai sair perfeita, não é? Pode acontecer também de algumas vezes dar certo e outras errado, então essas dicas estão aqui para que você nunca mais erre na hora de fazer o seu bolo.


1. Antes de começar a fazer o bolo, confira se tem todos os ingredientes necessários em casa.
Essa dica parece óbvia mas nem sempre a gente se lembra de verificar e sai correndo para o supermercado para comprar o que falta.
2. Deixe todos os ingredientes separados 1 hora antes de preparar o bolo.
Os produtos em temperatura ambiente garantem melhor resultado. Há não ser quer a receita peça um ingrediente gelado. Cuidado com os ovos, sempre os quebre separadamente em uma xícara, se quebrar os ovos direto na tigela e algum estiver estragado, irá perder todo o trabalho feito.
3. Pré-aqueça o forno.
É muito importante pré-aquecer o forno durante 15 minutos antes de colocar o bolo para assar. O bolo assa mais rápido e mais uniformemente.
4. Saiba a temperatura ideal.
A temperatura ideal do forno para assar um bolo comum geralmente é de 180°c, ou seja, forno médio. Mas fique atenta: quanto mais densa e pesada for a massa de bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.
5. Siga a receita fielmente
Se na hora de ler desconfiar dos ingredientes ou do modo de preparo, consulte outras fontes ou outras receitas de bolo.
6. Peneire a farinha e outros ingredientes secos antes de usar para evitar bolinhas na massa.
Se a manteiga for um dos primeiros ingredientes da receita ela deve ser gelada para dar cremosidade, se for entrar depois tem que ser em temperatura ambiente.
7. Nunca bata o fermento em pó no liquidificador ou batedeira por muito tempo e nunca coloque no começo da receita.
O fermento é o último ingrediente a ser colocado antes do bolo ir ao forno. Deve estar em temperatura ambiente e ser misturado junto com os outros ingredientes com o auxílio de uma espátula ou colher ou por uns 5 segundos na batedeira, isso porque, se o fermento for muito batido ele perde o efeito e o bolo não cresce.
8. Bata a massa do bolo em velocidade baixa, seja na batedeira ou no liquidificador.
Comece com a manteiga e o açúcar para dar cremosidade. Se a receita indicar o uso de claras em neve bata-as primeiro e quando for misturar todos os ingredientes adicione-a por último com o auxílio de uma colher, isso resultará em uma massa de bolo fofinha. Por falar em claras em neve, para que elas cresçam, verifique se sua tigela e os utensílios estão sem nenhuma gordura.
9. Ao final do preparo do bolo, caso a receita peça, misture as claras em neve muito delicadamente.
Se a massa estiver muito densa misture um terço das claras primeiro do jeito que der e depois o restante com cuidado. A clara em neve vai deixar seu bolo mais aerado, mais fofo. Se as claras forem misturadas com muita força e rapidamente esse efeito se perderá.
10. Ao acrescentar chocolate em pó em uma receita de bolo reduza a quantidade de farinha de trigo proporcionalmente
Ou seja – se acrescentar 50 g de chocolate em pó diminua 50 g de farinha.
11. Unte a forma com manteiga e farinha
Para o bolo não grudar é imprescindível que a forma esteja bem untada com margarina e farinha de trigo. Uma alternativa é forrar a forma com papel manteiga ou já usar uma que seja antiaderente. Não encha demais a forma para que o bolo não transborde. Deixe vazio pelo menos um dedo em um tabuleiro e dois dedos em um forma mais funda.
12. Não abra o forno antes de 20 minutos
Depois de colocar o bolo no forno, não abra antes de 20 minutos, isso porque, cada vez que o forno é aberto o ar quente sai e o bolo pode murchar. Quanto menos o forno for aberto, melhor.
13. Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito
Espete um palito de dente no centro do bolo e retire. Se o palito sair limpo o bolo está assado. Se estiver com massa grudada deixe seu bolo no forno por mais tempo. Se o bolo estiver muito dourado e ainda cru diminua a temperatura.16. Para que o bolo saia inteiro da forma espere esfriar um pouco.
14. Coloque água no forno antes de assar o bolo.
Para deixar o bolo molhadinho na hora de pré-aquecer coloque uma forma com água na segunda parte do forno. É importante realizar esse procedimento antes de colocar o bolo para assar, assim irá aumentar a umidade do forno.
15. Teste uma receita e vá mudando os ingredientes.
Se você não tem muita experiência ou tempo teste uma receita básica e se gostar utilize-a sempre variando o sabor. Uma dica é trocar o leite por sucos diversos, acrescentar castanhas, chocolate, canela, frutas, entre outros.
16. Espere sempre o bolo estar em temperatura morna para desenformar.
Caso contrário o bolo pode quebrar. O mesmo vale para quando cortamos o bolo ao meio. Vire a assadeira de forma rápida em cima do recipiente que será servido o bolo.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons