Curiosidades sobre o alimento mais popular do mundo: Pão

O alimento que hoje é tido como o mais popular do mundo, tem sua origem apontada para a Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás. Ainda, o processo de fermentação do pão tem registro de existir desde 2.000 a.C.

Mesmo em tempos de crise, o brasileiro não abre mão do consumo de seu querido pãozinho. De acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Kantar, o alimento marca presença em 98,7% dos lares e representa 7,2% de todo o dinheiro gasto em alimentação das famílias no país.

Hoje, separamos algumas curiosidades sobre esse alimento que tanto amamos:

No Antigo Egito, o pão era considerado uma moeda. Utilizava-se, inclusive, no pagamento de salários. Um dia de trabalho era equivalente a três pães e dois vasos grandes de cerveja.

O pão é considerado pelo cristianismo como um alimento divino. Crê-se que, da forma como o pão alimenta o corpo, a divindade alimenta a alma.

A Rússia é a terra com maior consumo de pães por ano. Aponta-se que são 120 quilos do alimento por pessoa. O segundo lugar é do Chile, com um consumo de 93 quilos por pessoa.

O endurecimento do pão com o passar do tempo se dá porque ele perde sua umidade.

O nosso chamado “pão frânces” não é o mais popular na França. Lá, seu maior consumo é das chamadas baguetes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta como saudável o consumo de 250 gramas de pão integral por dia.

Apesar de ter sido trazido para o Brasil pelos portugueses durante a colonização, o alimento só se tornou popular no país com a a ajuda os italianos, no séculos XIX.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons