Cogumelos: conheça os benefícios

Saborosos, nutritivos e saudáveis, os cogumelos são fontes de antioxidantes e ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer. Por isso, são muito bem vindos em pratos especiais ou no dia a dia, oferecendo um sabor único às suas receitas.

De diferentes formas, tamanhos, cores e sabores, os cogumelos são fontes de fibras, proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o bem-estar do organismo. O consumo de cogumelos no Brasil têm aumentado, e não se limita às receitas veganas e vegetarianas e somam um sabor diferente aos amantes da boa culinária ao redor do mundo. Além do sabor único é uma ótima opção pra na elaboração de pratos como molhos para carnes e massas, recheios de tortas, salgados, sanduíches e muito mais.

E não paramos por aí: os cogumelos também podem ser poderosos aliados para quem deseja perder alguns quilinhos e não a qualidade nutricional, pois possuem poucas calorias, são livres de gorduras, colesterol e ricos em vitaminas do complexo B, niacina, riboflavina e vitamina D. Assim, eles aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Em um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, também mostra que consumir cogumelos mais de duas vezes por semana reduz o risco de problemas de memória e linguagem em pessoas com mais de 60 anos, devido aos antioxidantes presentes.

Confira estas dicas

  1. Quanto mais frescos, maior a concentração dos benefícios.

  2. Os cogumelos podem ser degustados em preparações bem simples ou até nas mais elaboradas.

  3. Economize no sal. Como eles soltam muita água durante o preparo, o exagero ao tempero pode ficar ainda mais evidente.

  4. Reutilize a água do cozimento para o preparo de caldos, sopas e arroz.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons