Exagerei no sal: e agora?

Uma das maiores tristezas que podemos passar ao fazer uma comidinha saborosa é descobrir que, no final de todo o preparo, a comida ficou salgada.

Dá vontade de jogar tudo fora e começar de novo né?  Mas não precisa ser tão radical, tem algumas dicas que podem ajudar!

01 – batata – Se o molho ou o ensopado ficaram salgados, não entre em pânico. Uma forma simples de consertar o excesso de sal no caldo, e até mesmo no arroz, é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.

02 – Açúcar e vinagre de maçã – Outra forma de corrigir o excesso de sal na comida é adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (a mesma medida) ao preparo.

03 – Amido de milho – Além de ajudar a engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida. A medida ideal – embora dependa muito do tamanho da panela – é uma colher de chá de amido de milho dissolvido em mais ou menos 200 ml de água.

Para não errar no sal, não tem segredo: o ideal é ir acrescentando o tempero aos poucos, e experimentar sempre.

Compartilhe!
Lia Formiga: