Saúde e amor! Casais podem ter mais sucesso quando optam juntos por uma rotina de vida mais saudável

Sabemos que manter o foco no emagrecimento saudável requer dedicação, paciência e persistência. Mas você sabia que iniciar uma reeducação alimentar e estabelecer uma vida mais saudável se torna mais eficaz com a ajuda do parceiro ou da parceira?

Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, se um indivíduo revê seus hábitos, quem está ao redor tende a mudar também. Essa conclusão necessitou de muitos estudos e, claro, do acompanhamento de 130 casais ao longo de seis meses.

Especialista e Estrategista de Emagrecimento, Maria Silva, conta como foi conviver com o seu marido, o empresário Tiego Machado, ao longo do processo de emagrecimento e implementação de novos hábitos.

“O meu parceiro é o meu maior apoiador e vice-versa. Tiego tinha uma vida completamente desregrada e era obeso. Ele foi o meu primeiro paciente no protocolo de emagrecimento, eliminando 30 quilos e, hoje, levamos uma vida a dois completamente saudáveis. Criamos o nosso estilo de vida, organizando a nossa rotina e introduzindo hábitos saudáveis, como a pratica regular de atividade física, um acompanhando e dando força um para o outro”, explicou.

Maria Silva reforça ainda a importância de uma vida saudável entre casais para passar o valor dos hábitos saudáveis para os filhos também. “Essa parceria que criamos é de extrema relevância. Quando decidimos que iriamos ter filhos,chegamos à conclusão que precisaríamos nos preparar para recebê-los para que eles cresçam em um ambiente familiar repleto de hábitos saudáveis. Hoje, temos uma filha, a Lavínia, que se alimenta com saúde e equilíbrio”, destacou.

Tiego Machado relata a sua experiência com a convivência com a esposa Maria Silva. “No início, o primeiro desafio era comigo mesmo. Pesava 98 quilos e tinha baixa autoestima. O apoio da minha esposa foi fundamental no processo de reeducação alimentar. É fato que para mudar, precisamos acreditar em nós mesmos, mas no começo é desafiador e ter uma parceira nesse processo faz toda a diferença”, completou.

Outro estudo, desta vez divulgado pela Sociedade Europeia de Cardiologia, afirma que também é possível emagrecer mais facilmente quando se está em companhia. De acordo com essa pesquisa, especialistas da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã analisaram 824 pacientes, aleatoriamente designados para o grupo de intervenção (programas de estilo de vida, além dos cuidados usuais) ou grupo controle (cuidados usuais, apenas), e investigaram se o envolvimento do parceiro em dietas e em um estilo de vida mais saudável teve impacto na mudança de comportamento.

Os pacientes com um parceiro participante tiveram mais sucesso na redução de peso em comparação com os pacientes sem parceiro (odds ratio 2,71). “Pacientes com parceiros que aderiram ao programa de perda de peso perderam mais peso do que pacientes com parceiros que não aderiram ao programa”, disse Lotte Verweij, enfermeira registrada e estudante de doutorado da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã, Holanda.

Confira a pesquisa aqui (https://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/Spouses-shed-more-pounds-together-than-aloneSpouses-shed-more-pounds-together-than-alone )

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons