Fim das Férias: Aprenda a voltar aos hábitos saudáveis após os exageros

“Sair da rotina de hábitos saudáveis durante as férias, como dormir até mais tarde, não se exercitar, comer além do que deveria e ingerir bebidas alcoólicas em excesso são alguns dos exemplos que dificultam a retomada da vida com saúde”, é o que explica a Especialista e Estrategista em Emagrecimento, Maria Silva.

O período de férias em julho está acabando e, com ele, é chegado o momento de retomar à rotina de trabalho e/ou estudos, somados aos hábitos saudáveis. Em muitos casos, essa retomada requer alguns esforços a mais.

Uma coisa é certa: toda mudança precisa ser feita com foco, mas de forma leve e saudável. Pensando nisso, Maria Silva compartilha dicas para se desintoxicar e voltar de vez aos “trilhos”.

“É fundamental reconhecer as atitudes que levaram a sair da rotina saudável, se foram decisões momentâneas e passageiras ou num período curto. Mesmo compreendendo que o período das férias permite relaxar um pouco mais nos hábitos do dia a dia, é preciso prestar atenção aos exageros. Quanto mais você se afasta dos hábitos saudáveis, mais difícil é a sua retomada. Dedicação, persistência e tentar visualizar um objetivo para a vida é primordial”, ressalta Maria Silva, que destaca ainda a importância de não se cobrar tanto, mas ir aos poucos nos objetivos.

Confira algumas dicas para restabelecer a rotina de uma vez por todas:

1.    Organização e Planejamento

Rotina sem organização não é executada com êxito. Aqui, é importante lembrar que para estabelecer seus hábitos saudáveis é necessário implementar uma organização de horários e tarefas. Tente restabelecer esses compromissos durante o seu dia a dia, sem se cobrar tanto. Vá aos poucos!

2.    Durma bem

Com os dias que você passou de férias, é fato que os primeiros passos de agosto serão diferentes até que você se adapte novamente. Procure estabelecer horários para o seu sono e busque cumpri-los. Afinal, uma noite mal dormida atrapalha o seu dia posterior em quase tudo, lhe deixando sem disposição.

3.    É hora de desintoxicar

Exagerou nos carboidratos? É hora de fazer o famoso detox. O que pode lhe ajudar bastante é a ingestão de líquidos, sempre levando em consideração seu peso e altura. Capriche na hidratação com água e chás.

4.    Cuide da sua alimentação

Provavelmente você precise ir às compras e abastecer a sua geladeira e dispensa. Nem pense em ter atitudes restritivas, achando que você precisa emagrecer tudo que engordou durante as férias. É preciso ter muito cuidado com a compulsão alimentar. Lembre-se: a reeducação alimentar é o caminho certo. Faça escolhas inteligentes e saudáveis.

5.    Atividade Física

Volte a praticar exercícios físicos de maneira consciente. É válido ressaltar que o corpo não será capaz de retornar a mesma carga de exercícios antes das férias. Portanto, vá aos poucos. Uma caminhada ou pedalada ao ar livre são grandes aliados.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons