Saúde na gravidez: Alimentação e hábitos saudáveis podem evitar doenças e complicações

Saúde na gravidez: Alimentação e hábitos saudáveis podem evitar doenças e complicações

Um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é a gravidez e sabemos que essa fase, que pode se estender até as 42 semanas, precisa ser monitorada constantemente para assegurar a saúde da mãe e do bebê. Adotar hábitos mais saudáveis são primordiais para evitar doenças mais sérias, como hipertensão, diabetes gestacional e mal estar como enjoos, azia, além do ganho de peso excessivo.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou o protocolo Guia Alimentar para Gestantes, que explica o passo a passo para uma alimentação saudável e sobre como bons hábitos favorecem o período da gestação.

A Estrategista de Emagrecimento, Maria Silva, que está em processo para a sua segunda gravidez, ressalta o quanto é fundamental passar por uma reeducação alimentar antes mesmo de engravidar.

“Há anos tenho uma vida saudável e sempre busco me alimentar e praticar atividades para o meu bem estar. Paralelo a isso, decidi ter ainda mais cuidados com o meu corpo, por meio de uma alimentação mais rica em fibras e nutrientes, além de praticar exercícios físicos diariamente. Estou preparando meu corpo para engravidar num futuro próximo e seguir com uma gestação ainda mais segura”, frisou Maria Silva.

O Guia Alimentar para Gestantes faz recomendações sobre a importância de evitar o consumo de bebidas alcóolicas, alimentos processados e, ao mesmo tempo, recomenda o consumo diário de legumes, verduras e frutas.

Maria Silva chama a atenção para o intervalo entre as refeições, que já é feito por pessoas que estão em processo de emagrecimento e o que também é reforçado pelo Guia.

“Quando estamos fazendo o acompanhando do paciente em processo de emagrecimento, recomendamos o intervalo entre uma refeição e outra, além de solicitarmos que o paciente evite o consumo de líquidos durante as refeições, assim o organismo processa os alimentos da melhor maneira possível, além de permitir que a pessoa tenha a fome saciada”, destaca.

Isso também é uma das recomendações do Guia para as gestantes. “Para gestantes que relatem desconfortos gastrointestinais, como plenitude gástrica, náuseas, vômitos e indigestão explique que esses sintomas podem ser comuns nesse período, pois existe a redução do tamanho e da motilidade do trato gastrointestinal. Nesses casos, oriente que se faça um maior fracionamento das refeições ao longo do dia, com três refeições principais e três pequenos lanches, baseados em alimentos in natura e minimamente processados. Modificar a consistência dos alimentos ingerindo alimentos mais macios e pastosos, não consumir líquidos durante as refeições, evitar o consumo de alimentos gordurosos, doces, picantes e com cheiros fortes e não deitar após a refeição também podem ajudar a aliviar esses sintomas”, destaca o Guia.

Acesse o Guia aqui http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/protocolo_guia_alimentar_fasciculo3.pdf

 

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons