COMO É FEITA A DEGUSTAÇÃO DE VINHOS?

As bebidas são indispensáveis nas festas, principalmente nas quais envolvem pessoas importantes de uma empresa. Mas elas podem ser encontradas em qualquer tipo de evento que envolva um número grande de pessoas, geralmente quando é uma comemoração de tal fato, desde um aniversário até bons resultados na empresa, enfim.

E uma das bebidas mais conhecidas e requintadas é o vinho. Ele tem uma história que já ultrapassa milênios, tendo registros de antes de Cristo feito pelo povo egípcio daquela época. E, para autenticar o sabor legítimo e incomparável dos vinhos que produzem, as empresas contratam os degustadores, que tem como missão experimentar o vinho, e decidir se ele está pronto para enfrentar as prateleiras dos supermercados.

Mas você sabe os processos da degustação? Neste artigo, iremos te repassar todas as informações possíveis sobre esse assunto, entre outras sobre uma das bebidas mais conhecidas e famosas do mundo. Então, vamos lá?

A Degustação Propriamente Dita

A degustação é uma atividade dividida em partes. Assim, o sentido de quem degusta deve ser bastante aguçado, principalmente o olfato e o paladar. Apesar de ter profissionais qualificados para fazer esse serviço, qualquer um pode se submeter a testar os sabores dos mais variados tipos de vinho.

Como é Feita a Degustação

Para a degustação começar, os detalhes começam até mesmo na taça, o recipiente onde o vinho está. O seu tamanho deve estar nos conformes. E, o degustador não pode segurar a taça pela parte maior, e sim pelo tronco da taça. Isso é feito devido a, se o testador segurar a taça pela parte redonda, o vinho pode esquentar. E a temperatura ideal para degustar a bebida não pode passar dos 12 graus.

*A primeira parte é saber se a cor está nos parâmetros corretos. Assim, o degustador observará o líquido, dentro da taça, mas contra o branco. Desse modo, ficará mais fácil para o testador checar e analisar detalhadamente se a intensidade da cor do vinho está boa ou não. É necessário, também, observar se não há nada entre o vinho, como detritos ou partículas. Isso tudo é importante para que o paladar do degustador fique aguçado. E é através da visão que ele irá saber se o vinho é mais encorpado (se ele não apresentar muita transparência).

*Passado isso, o degustador deve, suavemente, chacoalhar o vinho na taça e, logo em seguida, colocar o seu nariz na beira do copo e inspirar o máximo que puder. Sentir o cheiro do vinho também é essencial, para sentir e perceber aromas ocultos da uva. Mas, há quem diga que já sentiu cheiros como de cereja, rosa e amora, e até alguns mais estranhos, como couro e até tabaco.

*Agora entra a tarefa principal dos degustadores: Finalmente, a bebida será ingerida. Mas, calma. Antes de engolir o líquido, o testador deve mantê-la em sua cavidade bucal por aproximadamente 20 segundos, para que as partes da bochecha e língua possam sentir e também curtir a bebida. Assim, essas partes podem sentir o gosto doce, ácido, salgado ou amargo. E, depois de perceber esses aromas, é hora de tomar a bebida novamente. Só assim para que os tons sentidos antes sejam confirmados.

*Depois de tomar e degustar o vinho, é hora de tirar as suas conclusões acerca do líquido experimentado. Ele deve comentar com alguém, como um amigo, por exemplo, as suas impressões sobre a bebida ou até mesmo em algum concurso geralmente criados pela Associação Brasileira de Enologia. Mas os seus conceitos só serão conclusivos depois de preencher uma ficha que tem notas de 0 até 100. Além disso, ele deverá escrever sobre as sensações sentidas ao degustar o vinho.

Curiosidades Acerca da Degustação

Veja, agora, algumas curiosidades sobre o momento em que o degustador está trabalhando:

*Durante a degustação, no momento de descanso de uma taça e outra, tomar água mineral e comer pão é o melhor jeito de limpar o paladar, tirando vestígios da taça de vinho anterior.
*O indivíduo que está fazendo o teste deve ingerir todo o vinho colocado na taça. Entretanto, para não ficar bêbado, alguns expelem o vinho, para poder ficar disponível á outra taça de outro vinho.
*A Bélgica foi o palco da maior degustação deste líquido no planeta. Cerca de 2000 pessoas tomaram o equivalente a 1.150 garrafas de vinho, além de 3 mil litros de água.

Regiões da Língua Que Sentem o Sabor do Vinho

Veja quais partes da Língua recebem os sentidos diferentes do vinho:

*Fundo: Na parte funda da língua, o gosto sentido com mais força do vinho é o amargo.
*Bochecha e Laterais: Já nas partes laterais e nas bochechas, o gosto sentido com intensidade maior é o ácido.
*Ponta: Na ponta da língua, o gosto sentido puxa mais para o lado doce do vinho.
*Superfície: Na superfície da língua, sentimos o tanino, que dá a sensação de boca amarrada, igualmente sentida quando ingerimos uma banana que ainda não está madura.

Quanto Ganha um Degustador de Vinhos?

Apesar de essa profissão ser aberta a todo tipo de pessoa, ela deve ser consciente que, para vigorar nesse tipo de trabalho é preciso atender a alguns requisitos, como já citado ter um paladar bastante apurado. E, quem manja do assunto, pode ganhar muito dinheiro. No começo, os iniciantes não recebem muito (algo em torno de 800 reais). É uma diferença grande se comparado ao iniciante de degustador de café (que ganha aproximadamente 1500 reais). Mas, se você tiver força de vontade e realmente gostar do que faz, certamente terá sucesso. Ao completar 10 anos de serviço, o salário passa dos 800 para até 10 mil dólares. O tempo de trabalho, entretanto, compensa o valor pago: 12 horas por dia.

O emprego de degustador de vinhos está entre os melhores trabalhos do mundo, assim como os testadores de vídeo game, de camas de luxo, enfim. Imagina ser pago somente para testar os jogos mais badalados do momento? Ou então, receber um salário só para dormir em uma cama para saber se ela é confortável e resistente? Pois bem.
Apresentamos aí, um pouco mais sobre a profissão de degustador de vinhos.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons