Sabor das folhas

O sabor leve e sutil das folhas adocicadas e macias faz delas excelente base para uma salada simples, temperada com um vinagrete saboroso, ou para saladas feitas com outros ingredientes suaves, como abacate ou ovos.

1 – Acelga – Essa verdura de folhas grandes e macias tem sabor levemente adocicado, muito suave, e textura bastante firme. Pode ser encontrada o ano inteiro, e é utilizada em refogados ou saladas.

2 – Alface-americana – Essa alface redonda, clara e fechada tem as folhas crespas de sabor refrescante e suave. É útil para sanduíches por causa da textura crocante.

3 – Alface lisa – Com suas folhas verdes externas macias e um miolo levemente mais crespo e mais claro, e seu sabor suave, é uma das variedades de alface tradicionalmente mais utilizadas na culinária brasileira.

4 – Alface-romana e suas variedades – Base clássica para a salada Caesar, a alface-romana e suas variedades possuem cabeça alongada e oval, com folhas crespas bem fechadas. Ricas em potássio, também contêm carotenoides.

5 – Alface-roxa – A alface-roxa possui folhas crespas e enrugadas, com bordas vermelho-escuras, textura bastante tenra e sabor suave. É boa fonte do antioxidante quercetina, que parece ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

6 – Almeirão – Essa espécie de chicória possui apetitosas folhas recortadas, de tom bronzeado, e agradável sabor suave, mas peculiar. É boa fonte de quercetina.

7 – Espinafre – As folhas do espinafre são verdes e brilhantes, e têm um sabor ligeiramente metálico, graças ao seu alto teor de ferro. No entanto, o ferro contido no espinafre não é totalmente absorvido pelo organismo por causa do teor de ácido oxálico da folha. Além disso, essa folhagem fornece vitaminas C e E, folato e um carotenoide chamado luteína, que contribui para a saúde dos olhos e pode ajudar a proteger contra o câncer de pulmão. Prefira as folhas jovens cruas em saladas.

8 – Folhas de beterraba – Verde-escuras ou avermelhadas com o talo vermelho, as folhas de beterraba têm um sabor que oscila entre o da beterraba e o do espinafre: ligeiramente adocicadas, porém deliciosas. Use folhas jovens, pois as mais velhas podem ser duras. São ricas em carotenoides.

9 – Mâche – Planta originária da Europa, com folhas pequenas e arredondadas, e que possui deliciosa textura aveludada e sabor delicado.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons