Hot dog vegetariano

Não, não é salsicha de verdade, mas este cachorro quente fica MUITO bom. E, para uma apaixonada pelo sanduíche, quanto mais opções, melhor.Aliás, gostei tanto que já tive que trazer a receita logo para cá, assim não corro o risco de esquecê-la e nunca mais prepará-la.

Para as “salsichas” de cenoura:

2 cenouras médias
1/4 de xícara de molho shoyo
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 dente de alho picadinho ou amassado
1 pitada de pimenta caiena
1 pitada de páprica defumada
1 pitada de cominho
1 pitada de gengibre em pó

Para o molho de tomate:

1 cebola média picada em cubos
1 ou 2 dentes de alho picadinho ou amassado
1/2 xícara de pimentão picado
1 xícara de tomate sem sementes picado
1/2 xícara de polpa ou extrato de tomate
1 colher de sopa de melado de cana ou de açúcar mascavo
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para servir:

2 ou 3 pães de hot dog (eu escolhi um feito sem leite, pode ser integral etc.)
Batata palha feita no forno (sem fritura)
Ketchup, mostarda, maionese, milho cozido etc.

Modo de preparo:

Lave as cenouras e retire a casca raspando-a com as costas de uma faca. Corte-as em 2 ou 3 partes e cozinhe-as em água ou no vapor até que fiquem al dente. Enquanto isso, misture em uma tigela o shoyo com os outros temperos. Coloque as cenouras cozidas ainda quentes nesta marinada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos.

Aqueça, então, uma panela e coloque um fio de azeite para refogar a cebola e o alho com o pimentão, se for usar (como eu não gosto, não usei). Junte o tomate, misture bem, e coloque a polpa ou extrato de tomate e o melado. Deixe cozinhar em fogo baixo até formar um molho.

Grelhe as “salsichas” de cenoura com a marinada em uma frigideira antiaderente até o caldo reduzir. Adicione tudo à panela de molho, misture novamente, e deixe ferver mais uma vez. (A marinada vai dar um sabor especial ao molho, que lembra muito o ketchup industrializado.)

Em seguida, sirva as “salsichas” com o molho no pão de hot dog e acompanhe com Batata palha feita no forno (sem fritura) e os complementos de sua preferência. Esta quantidade rende até 3 sanduíches.

Ah, e fica a dica de congelar o seu lanche! Eu coloquei as porções separadas em saquinhos plásticos, inclusive os pães (lembre-se de já cortá-los ao meio). As “salsichas” você deixa descongelar na geladeira e depois esquenta no fogão ou no microondas e o pão pode ir direto do congelador (ainda congelado) para o grill, uma frigideira ou o forno preaquecido até ficar crocante para ser recheado.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons