Risoto de Camarão

​Sabe aqueles momentos em que você quer fazer um prato diferente, mas não sabe a que receita recorrer para não ter muito trabalho? O risoto pode ser a solução perfeita. A iguaria, cremosa e muito saborosa, é típica do norte da Itália, onde o termo é um diminutivo que significa “arrozinho”, ingrediente principal do prato.

Com arroz arbóreo, cebola refogada e vinho branco, a comida é simples de ser preparada e agrada os mais diversos paladares, pois o ingrediente que complementa o prato pode ser variado, como palmito, filé mignon, aspargos, frango ou gorgonzola, por exemplo. O camarão também é uma opção interessante, pois combina bastante com esse tipo de arroz.

Ingredientes:

Azeite
500g de camarão limpo (pode ser o tipo de camarão que preferir)
Suco de 1 limão
1 cebola pequena
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1 xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 litro de caldo de peixe ou camarão
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
Coentro, sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

Tempere os camarões com sal, pimenta e o suco de limão.Frite os camarões com um fio de azeite. Quando ficarem rosados desligue a frigideira e reserve.Em uma panela refogue a cebola picadinha com azeite até que fique transparente. Acrescente o arroz e mexa até que os grãos tenham absorvido boa parte do azeite (não deixe a cebola nem o arroz dourar).

Coloque o vinho e mexa até que ele evapore.Agora coloque o caldo de peixe e o extrato de tomate e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até que o arroz esteja al dent (coloque o caldo aos poucos até que seu arroz esteja no ponto). Desligue a panela, adicione a manteiga, o parmesão, os camarões e o coentro. Acerte o sal e sirva.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons