Carne de jaca

​Você já ouviu falar da Carne de Jaca? Esse prato está sendo cada vez mais consumido pelos veganos. A verdade é que a jaca, quando bem preparada, pode adquirir um sabor e consistência muito parecidos com a carne animal.

Ingredientes:

1 jaca verde (do tipo dura)
Água o quanto baste
Óleo para passar nas mãos e faca

Molho:

3 dentes de alho médio picados
1/2 cebola média picada
2 xícaras (de chá) de carne de jaca desfiada
Suco de 1/2 limão
1 pacote de molho de tomate pronto
1/4 de xíara (de chá) de azeitona picada
1/2 xícara (de chá) de milho
1/2 xícara (de chá) de ervilha
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Pitada de açúcar
Sal a gosto
Temperos a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo:

Primeiramente lave sua jaca, tirando vestígios de terra, e sujeira. Eu usei uma escovinha que tenho para lavar alimentos, com um pouco de sabão de coco, e enxaguei bem. Antes de manusear a jaca é importante passar bastante óleo na mão e na faca para não grudar. A jaca libera um tipo de um leite, uma cola bem grudenta.

Corte a jaca em pedaços menores, lavando eles em seguida para sair um pouco deste leite.Disponha estes pedaços em uma panela de pressão, cobrindo com água. Deixe cozinhando e quando a panela chiar, conte mais 15 minutos e desligue.Escorra a água e espere esfriar para desfiar.Você precisará repetir este processo por algumas vezes, dependendo do tamanho da sua jaca e da panela de pressão. Não lote muito sua panela com as jacas, o certo da panela de pressão é colocar os alimentos até a metade. Se a jaca ficou muito mole, na próxima vez reduza um pouco o tempo de cozimento.

Corte fora o miolo e a casca que são mais duros, e retire as sementes também. Você pode reaproveitar estas sementes em saladas ou farofas, se for do seu gosto, ou descartar.Desfie um a um dos pedaços. A “carne” de jaca está pronta para temperar!
Depois de desfiada, guarde a jaca bem fechadinha na geladeira por até 3 dias e no freezer por até dois meses.

Molho:

Em uma panela com um fio de óleo, refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne de jaca, o limão e tempere com sal e temperos a gosto, eu usei cominho e orégano. Refogue mais um pouco, adicione o molho de tomate, tempere com uma pitada de açúcar ( para quebrar um pouco o ácido do molho), e adicione a azeitona, o milho e a ervilha, misturando novamente até começar a borbulhar.
Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite e desligue. Está pronto!!

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons