Diferenças de arroz

O arroz é aquele alimento tradicionalíssimo que não pode ficar de fora do prato do brasileiro! Quem não ama comer o arroz com o feijão bem misturadinhos? Pois é, esse cereal que é a base alimentar de diversos países, pode ser servido como acompanhamento para alimentos como carnes, ou para o preparo de doces como o tradicional arroz doce e pode ser apresentado como prato principal como um delicioso risoto!

Mas, afinal, com tantas opções de arroz no mercado, você sabe qual é a melhor opção para levar para casa? Nós do TudoGostoso preparamos uma lista com as principais diferenças entre três arroz que, mesmo sendo os mais populares, são também os que mais trazem dúvidas sobre seus nutrientes, modos de preparo e benefícios à saúde. Confira nossa lista com as principais diferenças entre o arroz branco, arroz parboilizado e arroz integral!

Arroz branco

Também conhecido como arroz polido ou agulha, esse é o arroz que mais consumimos no dia a dia, já que é um dos mais fáceis de encontrar e tem um preparo rápido e fácil. Para o preparo do arroz branco, utilize duas xícaras de água para cada porção de arroz e deixe cozinhar até que a água seque! Fácil, né? Pois é, mesmo com tanta facilidade, o arroz branco não é o mais nutritivo da nossa lista, já que ele tem sua casca (principal fonte de nutrientes) retirada durante seu processo de fabricação. Além do simples modo de preparo, o arroz branco é super versátil e pode ser utilizado em diversos tipos de receitas! Ah! E, na hora de comprar, nada de fazer confusão, viu? O grão do arroz polido é branco e tem tamanho curto. Fácil de identificar nas prateleiras do supermercado!

Arroz integral

Diferente do arroz branco, o arroz integral não passa pelo processo de polimento e, por isso, tem retirada somente sua casca. Durante o processo de fabricação, é mantida no arroz integral uma fina camada externa, que ajuda a conservar as fibras e nutrientes encontradas no grão. Mesmo recheado de benefícios, o arroz integral demora um pouquinho mais do que o arroz polido para ficar pronto e precisa de mais água para ficar macio. Para cada xícara de arroz é necessário adicionar uma xícara de água. O tempo de preparo também é demorado… É necessário esperar o dobro do tempo gasto no preparo do arroz branco, já que seu processo de cozimento é lento e demorado.

Mas, ó! Não deixe o tempo te desanimar não! O resultado vai valer a pena, já que os grãos desse arroz são riquíssimos em vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e rico em fibras e minerais essenciais para a nossa saúde. Ele também possui cinco vezes mais vitaminas e minerais do que o arroz branco. Viu? Vale super a pena!

Arroz parabolizado

Esse arroz, assim como o integral, não sofre perda de seus nutrientes por não passar pelo processo de polimento. Ele possui um elevado valor nutricional por sofrer um processo de cozimento dentro de sua própria casca, o que ajuda a preservar as fibras e os nutrientes dos grãos. Esse processo chamado “processo hidrotérmico”, faz com que os nutrientes encontrados na casca passem para o interior do arroz, mantendo-o enriquecido e com uma concentração maior de vitamina B.

O preparo desse arroz é idêntico ao do arroz branco! Fácil e rápido de preparar! Vale a pena o investimento!

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons