Mezzi Rigatoni com Polpettini

Mezzi Rigatoni com Polpettini

Ingredientes:

Massa:

320 g Mezzi rigatoni
Água (para cozinhar a massa)
Sal ( para colocar na água de cozinhar a massa)

MOLHO

480 g Molho de tomate (sem tempero)
80 g – Cebola (01 cebola media)
60 ml – Azeite ( 04 colheres de sopa)
20 g – Manjericão
02 pitadas – Pimenta do reino
02 pitadas – Sal (corrigir caso necessário)

POLPETTINI

520 g – Carne moída (patinho)
80 g – Cebola (01 cebola média)
20 g – Alho (4 dentes grandes)
02 pitadas – Pimenta do reino
40 ml – Molho de soja (shoyu) (08 colheres de chá)
05 ml – Óleo de gergelim (01 colher de chá)
02 pitadas -Sal
01 unid – Ovo
50 g – Farinha de trigo
Óleo de girassol (para fritar)
Decoração / finalização
A gosto – queijo pecorino
A gosto – manjericão
A gosto – polppetini frito

Modo de preparo:

1 º – POLPETTINI

01 – Comece pelo mais demorado, os polpettinis vão dar um pouquinho de trabalho mas ficam deliciosos, pique a cebola, esprema o alho, bata o ovo, misture tudo com a carne moída, acrescente o molho de soja, o óleo de gergelim, sal, pimenta do reino, amasse bem até ficar homogêneo .

02 – Pegue a mistura pronta e porcione os polpettinis com aproximadamente 10g, modele em formato de bolinhas. Após modelar passe na farinha de trigo.

03 – Coloque o óleo de girassol esquentar quando estivar a 180º, frite os polpettinis até ficarem dourados (podem ser feitos na air fryer, facilitando o processo), quando prontos, reservar. (separe alguns para a decoração final do prato).

2º MOLHO

01- Pique bem a cebola, coloque para dourar com um fio de azeite, acrescente o molho de tomate, sal, pimenta do reino e por último o manjericão, ao final coloque mais 1 fio de azeite, ao longo do processo sempre mexa bem.

3º MASSA

01 – Coloque a agua para ferver, quando começar a borbulhar acrescente o 2 a 3 colheres de sopa de sal, em seguida coloque a massa, (neste caso a massa pede 16 minutos para cozimento total e 12 para ficar ao dente, conforme informações do fabricante) vamos deixar cozinhando por 11 minutos.

02 – Quando chegar aos 11 minutos retire a massa do fogo, escorra, mas não jogue toda a água fora. jogue a massa escorrida no molho de tomate já bem quente, deixe por mais 2 minutos sempre salteando(mexendo com cuidado), acrescente os polpettinis, (continue sempre salteando/mexendo com cuidado), verifique o ponto da massa não deve estar muito mole nem muito dura. Estando no ponto. já pode servir.

4º MONTANDO O PRATO

01 – Se for empratar em porções individuais: divida o montante em porções iguais, (esse preparo rende 4 porções generosas), vá colocando no prato de maneira uniforme, ao finalizar deixe mais massa do que carne por cima do prato. decore com lascas de queijo pecorino, polpettines (que você havia reservado) e ramos de manjericão.

02 – Se preferi pode servir em um refratário, coloque toda a massa, depois acrescente os polpettines (reservados), lascas de pecorino e os ramos de manjericão.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons