Flores comestíveis

O uso culinário das flores remonta milhares de anos para os romanos, chineses e gregos. Muitas culturas usam flores em sua culinária tradicional, como flores de abóbora em comida italiana e pétalas de rosa em comida indiana. Somar flores na sua alimentação pode ser uma boa forma de adicionar cor, sabor e criatividade para valorizar os pratos, principalmente quando recebe convidados em casa. Cada uma das flores apresenta um sabor, algumas são picantes, enquanto outras têm um efeito mais floral e perfumado. A variedade de sabores é intensa e o resultado é surpreendente!
egbcn92g0tm4dnf79m1hcfxh
Não é incomum ver pétalas de flores usadas em saladas, chás e como enfeite para sobremesas. Elas inspiram usos criativos em massas artesanais, em sorvetes caseiros, doces, na xícara do seu chá preferido, para uso em uma limonada ou bebidas em geral. Podem fazer parte do sabor, e, ao mesmo tempo, acrescentar um toque deliciosamente delicado na sua alimentação.

Como comer flores com segurança

Assim como comer flores pode ser saboroso e agradável, é preciso ter conhecimento do assunto, pois algumas são tóxicas e o efeito pode ser perigoso. Não se assuste. Siga estas dicas para poder experimentar com segurança:

– Somente coma flores que você tem certeza que são comestíveis. Na dúvida, consulte um livro de referência sobre flores e plantas comestíveis.

– Coma flores que você mesma cultivou ou que sabe que são seguras para consumo. Flores da floricultura provavelmente foram tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos.

– Não coma flores colhidas em estrada, ruas públicas ou em parques. Elas podem ter sido tratadas com pesticidas ou herbicidas, além de receberem alto índice de poluição.

– Coma apenas as pétalas, removendo pistilos e estames antes de comer.

– Se você sofre de alergias precisa ser mais cuidadoso. Introduza gradualmente as flores comestíveis, pois elas podem agravar o problema.

– Para manter as flores frescas, coloque-as sobre um papel toalha umedecido e leve à geladeira em um recipiente hermético. Algumas vão durar até 10 dias dessa maneira. Água gelada pode revitalizar flores murchas.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons