O que você precisa saber para escolher suas facas

Cozinha: o que você precisa saber para escolher suas facas

Cabo e lâmina. Se você gosta de cozinhar, se arriscar com ingredientes, inventar e brincar de chef, a primeira coisa a se fazer é saber que uma faca, utensílio de estimação de quem domina a arte das receitas, vai muito além do cabo e da lâmina. Para, depois, saber exatamente qual tipo de faca é a mais adequada para o que você está planejando para um almoço em família ou um jantar especial.

Termos como fio, desbaste, dorso, ricasso e mosca fazem parte do glossário de quem domina uma cozinha. Eles formam, nada mais nada menos, que a lâmina, em toda sua extensão. Cada faca, porém, tem sua particularidade e utilidade específica, seja para trinchar, filetar e fatiar carnes, aves, peixes e legumes.

As mais adequadas, seja para o dia a dia de uma casa em que se cozinha muito todos os dias ou para quem se atreve entre as panelas só de vez em quando, são as facas com cabo em material sintético e lâmina em aço inoxidável. Muitos conjuntos trazem ainda itens indispensáveis como chaira (ou afiador), gancho trinchador (importante para prender o que vai ser cortado) e cutelo (a faca de açougueiro), produzidos por fabricantes como Tramontina, Eurhome e Rojemac.

Saiba agora para que serve cada uma das facas mais comuns e quais suas características:

Faca de “chef”:

O coringa da cozinha, serve para quase tudo. Tem lâmina longa (20cm a 30 cm) e larga, e ponta suavemente curva.

Faca para filetar:

Longa e com pequenas ranhuras na lâmina, é adequada para cortes delicados e finos, como o preparo de carpaccio, por exemplo, ou lâminas finas de salmão.

Faca para pão:

Serrilhada e longa.

Faca lisa:

Sua lâmina é mais fina. Adequada para o preparo de peixes, frios e massas delicadas, como as folhadas.

Faca para desossa:

Utensílio de lâminan longa, fina e pontiaguda usado para a limpeza de carnes, aves e peixes, mas também para descascar frutas e legumes.

Faca para legumes:

Espécie de miniatura da faca do “chef”, mas bem menor (10 a 12 cm).

Faca para tornear:

Bem pequena, lâmina bem curva, para esculpir e tornear frutas ou vegetais.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons