Combate ao câncer: estilo de vida equilibrado ajuda a prevenir doença

 

Manter uma alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios, ter boas noites de sono e uma hidratação adequada são fatores que auxiliam na saúde do organismo, prevenindo uma série de doenças, dentre elas o câncer. O mês de outubro foi um período que fez alerta para a prevenção do câncer de mama e de útero. Agora, em novembro, a temática segue chamando a atenção para a importância da prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul).

Essas datas estão diretamente relacionadas à necessidade de se manter um estilo de vida mais leve e saudável. É o que explica a estrategista de emagrecimento Maria Silva.

“Sabemos que manter uma vida mais saudável é viver mais e melhor. Ter uma rotina baseada em comportamentos equilibrados ajuda a prevenir uma série de doenças. Esse é o objetivo principal. Evitar vícios como o uso do cigarro e bebidas alcóolicas em excesso são exemplos de prevenção ao câncer, por exemplo. Em relação à alimentação, é fato que não existe uma alimento específico que vá evitar o câncer, mas ter uma ingestão de alimentos ricos em nutrientes e de origem vegetal, tais como o frutas, legumes, integrais e outras leguminosas que fortalecem o organismo, mantendo-o mais forte e imune”, esclareceu Maria Silva.

Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Harvard University aponta que o estilo de vida pouco saudável causa, por ano, 114 mil casos de câncer e 63 mil mortes pela doença no Brasil.

Segundo o estudo, com uma mudança considerável de hábitos, essa estatística poderia ser reduzida, ou até evitada, em relação a cinco fatores de risco relacionados ao estilo de vida: tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação pouco saudável e falta de atividade física.

Mudar o estilo de vida em busca de hábitos saudáveis pode reduzir o risco de até 20 tipos de câncer: laringe, pulmão, esôfago, orofaringe, cólon, reto, cavidade oral, bexiga, fígado, estômago, colo e corpo de útero, rim, vesícula biliar, mama, pâncreas, leucemia mieloide, mieloma múltiplo, tireóide, ovário e próstata.

Maria Silva chama atenção ainda para os alimentos processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, sobretudo a necessidade de estabelecer, aos poucos, uma rotina mais equilibrada, baseada na repetição de hábitos.

“Sabemos que os bons hábitos não nascem da noite para o dia. Eles precisam ser implementados aos poucos, mas com dedicação e persistência. Acordar mais cedo, organizar a rotina previamente, apostar em exercícios ao ar livre, ter sempre por perto uma garrafa com água e variar os alimentos nas refeições é fundamental. Com constância e foco, a vida saudável vai se encaixando aos poucos e os bons hábitos permanecerão por muito mais tempo”, frisou.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons