Estudo destaca que alimentação saudável pode reduzir a ansiedade

Alimentação saudável pode reduzir a ansiedade, destaca estudo

A ansiedade é um mal que afeta grande parte das pessoas. Com a pandemia, os números aumentaram entre todas as idades. Esse transtorno vem se agravado por meio de uma série de fatores, como a rotina do dia a dia, cobranças, má alimentação, ausência de exercícios físicos, dentre outros.

Conforme o levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 9,3% da população sofre desta doença, sendo o Brasil um dos países com a maior taxa de transtorno de ansiedade.

Mas afinal, será mesmo que uma alimentação de qualidade pode ajudar a reduzir a ansiedade?

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é capaz de agir na prevenção e no tratamento de inúmeros tipos de doenças. Um estudo realizado pelo National Library of Medicine, publicado em maio de 2020, avaliou os hábitos de vida e alimentação de pessoas em diversas partes do mundo.

O estudo observou que o padrão alimentar saudável, caracterizado pelo consumo adequado de frutas e vegetais, grãos integrais, fontes de proteína magra, oleaginosas, além de baixa ingestão de açúcares adicionados, pode reduzir os riscos de transtornos da ansiedade.

Para a Estrategista de Emagrecimento, Maria Silva, ter um estilo de vida saudável, com uma rotina regular, prática de atividade física e uma alimentação equilibrada e variada pode sim impactar positivamente na saúde mental.
“Cada vez mais nos deparemos com notícias de que cientistas e estudiosos estão se dedicando para pesquisar de forma mais aprofundada a relação entre o que comemos com a nossa saúde mental. Precisamos destacar que uma pessoa que leva uma vida completamente desregrada, com vícios e sem nenhum exercício físico pode sim estar mais suscetível a ter algum tipo de problemas de saúde, inclusive, a ansiedade”, frisou.

Outra pesquisa, também da National Library of Medicine, destacou que uma dieta de estilo ocidental, caracterizada pela forte presença de alimentos doces e gordurosos, grãos refinados, itens fritos e processados, carne vermelha, laticínios com alto teor de gordura, além de baixa ingestão de frutas e vegetais, está associada a um maior risco de ansiedade.

Os estudos ainda são recentes, mas é preciso o alerta para a importância das escolhas saudáveis.

“Começar é o grande passo. Comece hoje a implementar uma rotina mais saudável no seu dia a dia. Seguir um plano alimentar voltado para uma alimentação mais natural, praticar atividade física e deixar de lado vícios pode deixar as pessoas mais dispostas, com a autoestima elevada, contribuir para uma boa noite de sono e influenciar diretamente na sua saúde mental”, finaliza.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons