Chia é aliada no controle do diabetes

Amanhã é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 12 milhões de pessoas sofrem com o problema no Brasil.

Considerado um problema de saúde pública, o Brasil já dispõe de distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, é de extrema importância cuidar da alimentação como forma de prevenção e também para que o problema não evolua.

Entre os alimentos indicados para controle e prevenção do diabetes a chia é uma importante aliada.

De acordo com o estudo Dieta com grão a chia possui um baixo índice glicêmico, ou seja, evita picos de açúcar no sangue que levam a hipoglicemia ou hiperglicemia, comuns aos diabéticos.

O consumo regular de chia favorece um nível de glicose mais adequado a esse tipo de paciente, além de contribuir na diminuição da resistência à insulina”, explica Natana Martins, nutricionista do Herbarium.

Farinha de Chia Essenchia

A farinha de chia é um produto originário da moagem do grão de chia já desengordurado.

Além de apresentar todos os benefícios da chia em grão, a farinha contém uma quantidade maior de fibras e proteínas, o que contribui ainda mais para o aumento da saciedade e, consequentemente, no emagrecimento.

A dose recomendada é de 1 a 2 colheres ao dia que podem ser distribuídas entre as principais refeições. O produto pode ser utilizado em vitaminas, frutas, iogurtes, pães, saladas e outros preparos.

Preço médio: R$ 41

Valor energético (12,7 g): 23 kcal (1 colher dosadora).

A venda em farmácias e lojas de produtos naturais de todo o Brasil.

Óleo de chia Essenchia

O óleo de chia em cápsula é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial. Trata-se de uma gordura importante para o organismo, mas que apesar de necessária não é produzida pelo corpo humano.

O ácido graxo ômega 3 tem um papel essencial nas membranas do sistema nervoso e é muito importante para o sistema cardiovascular.

O uso recomendado é de 2 cápsulas ao dia, 45 minutos antes das duas principais refeições.

Preço médio: R$ 68

Valor energético (2 cápsulas): 18 kcal.

A venda em farmácias e lojas de produtos naturais de todo o Brasil.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons