Como cozinhar o feijão?

Para cada xícara de feijão, tenha como base, 4 xícaras de água. Em nossa receita, vamos utilizar 1 xícara de feijão. Se for cozido numa panela de pressão, demora aproximadamente 15 minutos. Numa panela comum, com tampa, demora 1 hora.

Como preparar

Escolha o feijão. Tire as pedrinhas e impurezas. Coloque de molho em água fria.
Deixe no mínimo 4 horas. O ideal é colocar o feijão de molho um dia antes de sua preparação. Isto é necessário para que seu cozimento seja mais rápido e o caldo engrosse.

Tempo de Cozimento

O tempo de cozimento do feijão é muito variável, pois depende da qualidade do feijão. Você pode usar diversos tipos de feijão: carioquinha, jalo, mulatinho, roxinho, preto, etc. Cada tipo de feijão tem seu tempo de cozimento.

Como Cozinhar

Há diversas maneiras de se preparar o feijão. Vamos apresentar a vocês, 3 maneiras clássicas de preparo. Junto com o feijão, na hora de cozinhar, se quiser, adicione 1 folha de louro.

Cozimento Rápido

Escorra o feijão, coloque numa panela de pressão e adicione 4 xícaras de água.
Quando começar a sair vapor pela válvula, apague o fogo e deixe tampada por 30 minutos. Passado esse tempo, reacenda o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até amaciar. Deixe esfriar naturalmente, até perder a pressão. Abra a panela, e engrosse o caldo, deixando ferver ou acrescentando mais água.

Cozimento Normal

Deixe o feijão de molho de véspera, com a água já na medida. Coloque na panela de pressão o feijão com a própria água em que ficou de molho e cozinhe por 15 minutos, ou até amaciar. Ao usar a própria água do molho, você não perde nutrientes. Deixe esfriar naturalmente, até perder a pressão. Abra a panela, e engrosse o caldo, deixando ferver ou acrescentando mais água.

Cozimento Lento
Coloque numa panela, de preferência, de ferro, e cubra com água. Acenda o fogo e cozinhe até amaciar o feijão, por cerca de 1 hora. Vá colocando água quente, sempre que necessário. Depois de macio, deixe engrossar o caldo.

Tempero Clássico
como-fazer-feijao
O tempero clássico, utiliza os seguintes ingredientes para cada xícara de feijão:

1/2 cebola ralada
3 dentes de alho amassados
óleo de girassol para refogar
sal a gosto

Numa frigideira, coloque o óleo e esquente até ficar bem quente. Junte a cebola, o alho e refogue, até a cebola ficar transparente. Adicione o refogado ao feijão cozido, coloque sal a gosto e misture. Deixe ferver um pouco para pegar gosto. Desligue e sirva.
O feijão, tradicional na cozinha brasileira, especialmente a paulista, basicamente, é cozido sem sal, e depois, temperado.

Atenção:
Para evitar a anemia, recomenda-se o cozimento do feijão em panela de ferro. Se você não possui uma panela de ferro e quiser enriquecer a comida com ferro, coloque para cozinhar junto com o feijão, um prego não galvanizado.
(Não se esqueça de tirá-lo, depois de cozido)

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons