Segunda sem carne

O estrogonofe vegano é uma receita simples e atrativa para incentivar as pessoas a abrirem mão de consumir carne pelo menos uma vez por semana, apostando numa dieta mais saudável e equilibrada. Sem trazer sofrimento aos animais e causando menores impactos no meio ambiente, o estrogonofe sem carne pode ser uma maneira leve de compensar os exageros do sábado e domingo – e, aproveitando o lado bom da segunda-feira, a receita também pode ser um empurrãozinho para mais pessoas abandonarem a carne nos seus pratos.

Para preparar a versão vegana desta receita originária da Rússia, é indicado seguir a lista de ingredientes abaixo. No entanto, como os legumes são alimentos mais versáteis que as carnes, é possível substituir alguns deles, retirá-los ou acrescentá-los. Também preste atenção no modo de fazer e na dica final.

Ingredientes:

2 batatas inglesas
1 chuchu
2 abobrinhas
1 cebola
2 dentes de alho
10 champignons
2 palmitos
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 caixinha de creme de leite de soja
1 colher de sopa (rasa) de sal
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de óleo
Salsinha a gosto.

Modo de fazer

Descasque as batatas, corte e cozinhe. Feito isso, reserve-as.Corte o chuchu, as abobrinhas, a cebola e os dentes de alho.Coloque os vegetais numa panela e use óleo para refogar.Desligue o fogo e junte as batatas na mesma panela.Em fogo baixo, adicione o creme de leite de soja e mexa um pouco.
Coloque o extrato de tomate, o sal e a noz moscada na receita.Enquanto ferve a mistura, corte e jogue na panela os champignons e os palmitos.Mexa bem e apague o fogo.Nos pratos, salpique a salsinha.

Dica: na hora de servir, prefira arroz integral e procure substituir a batata palha pela mandioca ou pela batata-doce. Além de serem mais saudáveis, estes alimentos fazem parte da cultura local e agregam sabores diferentes aos pratos que consumimos

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Show Buttons
Hide Buttons